Confira as Principais informações sobre a Espécie de Baleia Jubarte – um incrível mamífero aquático, Veja Fotos do Animal, Hábitos e Vida.
Hábitos e Vida
A baleia jubarte é uma espécie que habita todos os oceanos, e assim como outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual.
Durante o verão ela se dirige para as águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz seus filhotes. As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas ou continentes e/ou associadas a ambientes coralíneos. A espécie se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos, é o maior berço reprodutivo do atlântico sul.
As Jubartes podem ter filhotes em anos consecutivos, porém geralmente o intervalo entre os nascimento é de 2 a 3 anos; sempre nasce um único filhote que mede de 4 a 4,5 metros e pesa por volta de 800 a 1000 Kg. Após o nascimento as baleias jubarte permanecem o tempo todo ao lado de seus filhotes, mantendo um contato corporal intenso, como forma deproteção.
Alimentação da Baleia Jubarte: Consomem krill, um pequeno crustáceo semelhante ao camarão – há em abundância nos mares polares durante o verão – e alguns Peixes.
Curiosidades da Baleia Jubarte:
* Saltos: a Jubarte consegue projetar 2/3 ou mais do comprimento total do seu corpo para fora da água. Geralmente ocorre rotação total ou parcial do corpo, podendo o salto ser único ou em série.
* Cauda da Baleia: A baleia expõe sua nadadeira caudal antes de um mergulho, ou permanece com o corpo em posição vertical, com a cabeça apontada para o fundo e as peitorais auxiliando no equilíbrio.
* Técnica de Caça das Baleias: “A rede de bolhas” é uma estratégia de alimentação exclusiva da espécie, na qual a baleia mergulha sob o cardume de Krill e pequenos peixes e libera pequenas bolhas de ar, que aprisionam o cardume, facilitando assim a sua captura.
* Canto das Baleias: Os machos cantam durante a temporada reprodutiva, provavelmente com a função de atrair as fêmeas e/ou afastar outros machos. Essas canções são constituídas por frases repetitivas chamadas temas, cantadas em longas seqüências de repetição.
* Amamentação: durante o perído os pesquisadores freqüentemente observam a fêmea com o corpo em posição vertical, com a cabeça voltada para o fundo do mar e a nadadeira caudal exposta acima da superfície. Supõe-se que desta forma as glândulas mamárias permanecem mais próximas da superfície, permitindo que o filhote suba para respirar com maior facilidade